Trago-lhes uma contribuição de meu irmão Rogélio.

“Leais são as feridas feitas pelo amigo, mas os beijos do inimigo são enganosos.”

Provérbios 27.6

À medida que o tempo passa, a tecnologia se desenvolve e nós ganhamos qualidade de vida. A longevidade aumentou consideravelmente nos últimos anos. Sentimos menos dor, por causa dos medicamentos disponíveis. As cirurgias são realizadas com mais rapidez e menos trauma para os pacientes. Melhoramos nossa comunicação de forma exponencial. Hoje, falamos com qualquer pessoa que quisermos, em qualquer lugar do mundo, usando o celular. Pela internet, falamos e vemos a imagem da pessoa ao mesmo tempo, sem custo. A internet é, sem dúvida, a caracterização maior do século XXI. Por causa da tecnologia, tudo melhorou em termos de conforto e qualidade de vida.

Mas, à medida que o tempo passa, e a tecnologia se desenvolve, nós também perdemos qualidade de vida. Dificilmente as crianças brincam nas ruas e desenvolvem amizades que podem ser trazidas para dentro de casa. Os vizinhos se isolam nas suas trincheiras. O mercado de trabalho se tornou ambiente de guerra declarada, por causa da concorrência. A internet que aproximou as pessoas, também as afastou, tornando-se a diversão solitária do mundo pós-moderno. E apesar da melhoria da qualidade de vida, perdemos algumas coisas valiosas que ficaram para trás.

Uma dessas é a amizade. Estão faltando amigos hoje em dia. Faltam amigos, não companheiros. Companheiros para beber, esses nunca faltam. Companheiros para jogar futebol, encontram-se sempre. Companheiros para falar mal de alguém, é super fácil de conseguir.  Companheiros para uma falcatrua política estão presentes em qualquer partido político. Companheiros para assistir a um jogo de futebol, basta que torçam pelo mesmo time.  Companheiros para ficar e beijar, nem precisam se conhecer mais. Companheiros não estão em falta. Mas amigos…

Amigo é uma espécie em extinção.

Amigo é uma pessoa que não escolhe circunstância para estar presente.

Amigo é, muitas vezes, mais chegado do que um irmão.

Amigo é alguém capaz de dizer a verdade, mesmo que não gostemos, nem queiramos ouvir. Amigo, como aprendemos acima, em Provérbios, é alguém que tem coragem de fazer uma ferida em nosso coração, para nos curar de um câncer de caráter. É preciso grande amor e amizade para fazer feridas que curam.

Amigo, não está restrito à distância próxima. Ele ama de longe, do mesmo modo que ama de perto.

Amigo não está interessado em nosso bem imediato, mas em nossa vida inteira.

Amigo sempre se alegra com nosso sucesso. Quando compramos um carro zero, um verdadeiro amigo nunca acha que estamos roubando…

Amigo é capaz de chorar conosco, quando estamos tristes. Ele sente a nossa dor junto conosco.

Por estas e outras razões que você mesmo é capaz de explicitar, amigos andam em extinção. Você os tem por perto? Você gostaria de ter mais amigos do que tem hoje? Você sonha com a amizade? Escute essas palavras de Simone Weil:

“A amizade deve ser uma alegria gratuita como a que oferece a arte, ou a vida. É preciso recusá-la, para ser digno de recebê-la: ela é da ordem da graça. É dessas coisas que são dadas por acréscimo. Todo sonho de amizade merece ser quebrado. Não é por acaso que você nunca foi amado… Desejar escapar à solidão é uma covardia. A amizade não se busca, não se sonha, não se deseja; ela se exerce (é uma virtude).”

Vamos exercer a amizade! Vamos exercer os amigos! Assim eles deixarão de estar em extinção…

Anúncios