Recebi uma breve, mas valiosa mensagem com a qual é encerrado o livro O Ponto do Coração, de Michael Laitman. Afirma, como mensagem central da Cabala, a união das pessoas, a união das nações e o amor pelo próximo:

“… o amor pelo próximo deve ser a base de todo relacionamento humano.”

 

Para quem foi criado no cristianismo, conhece o ensino já do velho testamento:

Levítico 19:18  Não te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o SENHOR.”

E certamente lhe vem à mente o ensino do Mestre:

Marcos 12:

30  Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força.

31  O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.

Natal, comemoração do nascimento de Jesus de Nazaré, O Cristo, significa recordar este ensino fundamental e renovar o compromisso de colocá-lo em prática no nosso dia a dia. Os irmãos da Cabala declaram que têm “estado esperando pelo tempo quando nós estivéssemos suficientemente desenvolvidos e prontos para implementar esta mensagem”. Vamos dar-lhes razão: vamos fazer a nossa parte para eliminar os desentendimentos entre os familiares, os amigos, e até com aqueles com os quais temos dificuldades em nos relacionar por defenderem valores (ou não os defenderem) diversos dos nossos.

Que este Natal de 2010 seja o início de um período de muita Paz, muita Harmonia, muita Solidariedade, muita Compreensão… Só o amor pelo próximo nos garantirá estas bênçãos.

Feito isto, 2011 será um Ano próspero e repleto de felicidade para todos nós. SÓ DEPENDE DE NÓS – a dádiva já nos foi dada, vamos gozá-la.