Uma lição muito simples, mas se observada…

Michael Laitman para vocês pensarem: 

Pergunta: Sabemos que o processo de correção é interno e deve ser separado do mundo externo. Mas por outro lado, vivemos em uma realidade unificada e eu sinto como a Cabala tem  influenciado meu dia-a-dia. Sou  advogado por profissão e, como tal, muitas vezes tenho que ser astuto com as pessoas, mas sinto que não posso mais continuar mentindo para elas! Então o que devo fazer?

 

Resposta: Bem, o que você pode fazer… Se sou membro de uma máfia, que continua a roubar, então como posso permanecer nela, se não sou mais capaz de mentir?

Há muitas profissões como esta. Se você está no sistema de uma sociedade egoísta, então opera por suas leis. É por este motivo que os Cabalistas geralmente escolhem profissões simples e nem sequer pensam na ascensão a cargos mais elevados.

Compreendo as dificuldades que poderão surgir se uma pessoa já esta nesta profissão e é difícil para ela alterar o seu padrão de vida. No entanto, você deve tentar organizar a sua vida de forma a operar dentro dos limites da justiça, mais ou menos – ainda que não seja a justiça espiritual, mas o tipo simples da justiça humana. Você deve estar em uma posição onde não terá de mentir, roubar ou prejudicar as pessoas, porque, na verdade, você vai sentir que não é mais capaz de fazer isto.

O progresso espiritual de uma pessoa traz mudanças para ela que não pode mais tolerar mentiras em uma escala tão grande como é habitual nos negócios de pessoas egoístas. Este é um problema em muitas profissões relacionadas com as relações humanas.

Por um lado, o método da Cabala se destina apenas à correção interior de uma pessoa, sua atitude para com os amigos do grupo. No entanto, ele também já não pode agir de forma injusta no mundo externo. Ele muda completamente porque é um indivíduo integral. Ele não pode mentir para as pessoas tendo em mente um objetivo egoísta, trazendo-lhes prejuízos. Isto é uma consequência da correção.

Caso contrário, como poderia o mundo se corrigir se tudo permanece o mesmo do lado de fora? No final, temos de atingir a correção desta terra. Atraindo a Luz que Reforma sobre nós, vamos todos começar a nos sentir desta forma e, na verdade, muitas outras coisas serão percebidas. Não seremos capazes de mentir ou prejudicar um ao outro.

É verdade que amar o próximo significa amar a sua aspiração ao Criador. Mas quando você começa a mudar, você também vai mudar em relação a todo o mundo. É assim que a luz nos influencia.

Kabbala and the meaning of life, Michael Laitman’s personal blog; http://mlist.kbb1.com/files/blog_mihaelya_laitmana_eng_wb.html

Anúncios