Mas um trechinho do PODER DA KABBALAH, de Yehuda Berg. Bom proveito!

                Sempre que as coisas começam a correr realmente bem, é muito fácil cair na armadilha de acreditar que os bons tempos nunca terão fim. Tornamo-nos arrogantes. Acreditamos que somos infalíveis.

A LUZ vem de duas fontes: O Criador e o Adversário. Lembre-se de que a LUZ do Criador é uma chama eterna, enquanto a LUZ do Adversário é aquele clarão brilhante da explosão de uma banana de dinamite. Quando lutamos para obter sucesso através do comportamento reativo, nosso sucesso vem do Adversário. Quanto mais reativos formos, mais sucesso iremos gerar – mas isso tem um preço. Nunca em toda a história da humanidade os efeitos de nossos desejos de “sucesso a qualquer custo” imediato e egoísta se mostraram tão evidentes: o nome Madoff (Bernard Madoff, presidente de uma instituição financeira que praticou uma fraude de 65 bilhões de dólares que desestabilizou o mercado financeiro)  tornou-se até um verbo. O vazamento de petróleo no Golfo do México é hoje considerado o maior desastre ambiental da história causado pelo homem. Nosso ego nos faz pensar que estamos no topo da onda do sucesso, nos convencendo de que somos infalíveis, até que a onda comece a desabar.

Sob a perspectiva kabalística, o mito de Fausto, que vendeu sua alma ao diabo, está muito próximo da verdade. O princípio faustiano está em ação quase diariamente. Seja reativo e o Adversário lhe dará clarões de Luz. Ele sempre consegue conservar a LUZ do Criador para ele mesmo. Mas, e você? Para você sobra o caos depois que a dinamite explodir.

O Adversário surgirá para nos pagar muito bem por algum tempo, apenas para nos manter em um estado mental reativo. Em outras palavras, ele nos dá uma banana de dinamite com um pavio extralongo (o tempo) para que a ilusão de sucesso e LUZ dure mais tempo.

Quando estamos voando alto, acreditamos que somos os brilhantes orquestradores de nosso sucesso. Nosso ego fica tão inflado e tão cheio de ar quente quanto um balão dirigível. E quando menos esperamos, ele esvazia.

O PODER DA KABBALAH – BERG, Yehuda – Kabbalah Center do Brasil, Kabbalah Publishing, Parte seis – A CORREÇÃO, A ESCRAVIDÃO E O MILAGROSO PODER DA CERTEZA, pg.s 174 – 175.