Bloguei, em 02/09/2012, A GRATIDÃO PELO PASSADO PREPARA PARA O FUTURO, de autoria do Dr. Michael Laitman. No mesmo boletim recebido em meu email, estava outro artigo – TUDO COMEÇA COM GRATIDÃO, que pode ser lido na íntegra em http://laitman.com.br/?s=Tudo+come%C3%A7a+com+gratid%C3%A3o.

Chamou-me a atenção a densidade de informes sob o tema em epígrafe. Lembrou-me GLENN STUART MENSAGENS POSITIVAS –  https://www.facebook.com/groups/glennstuartmensagenspositivas/,

que, por influência da Seicho-No-Ie, posta mensagens sobre o assunto com muita frequência.  Compeliram-me a reunir, muito resumidamente – é óbvio -, alguns textos nesta direção.

 

Primeiramente, do TUDO COMEÇA COM GRATIDÃO, também postado pelo Dr. Laitman em 29/08/2012, apenas seu pedacinho final que chama a atenção pelo radicalismo do enfoque (afinal está se falando sobre confiança no Eterno):

Gratidão! Qualquer ação humana, não importa qual, deve começar com isso. Diz-se que, mesmo se uma espada afiada fosse colocada sobre sua cabeça, você ainda teria que agradecer e esperar firmemente que isto fosse apenas para o melhor. Assim, a Luz age em você para que exatamente essas condições críticas o coloquem na atitude correta para com o governo superior.

No dia 1º de set/2012, naquele Blog, foi postado – Gratidão pelo Criador é o Elevador para Novas Subidas, do qual destaco:

No artigo ” O Futuro de Um depende e está ligado à Sua gratidão pelo Passado,” está escrito: O louvor e gratidão que cada um dá ao Criador pelo passado expande os sentimentos, os Kelim, suas propriedades e suas capacidades para sentir e apreciar no coração e na mente a influência do Criador sobre ele. E cada um é exaltado por todos os pontos de interação entre eles, começando a sentir e a compreender a Quem está a apresentar o resultado dos seus trabalhos, e de acordo com isso, expandindo as suas propriedades, ele ascende cada vez mais a novas sensações.

 

Todo mundo conhece aquelas folhinhas da SEICHO-NO-IE que traz uma mensagem para cada dia – agora também disponível na Internet http://www.sni.org.br/#, Mensagem do Dia. Pois é, estes ensinos foram obtidas lá:

Se você tem o hábito de se queixar de tudo, trate de se corrigir. Em vez de pensar no que lhe falta, repare nas coisas que desfruta fartamente e agradeça: “Graças a Deus, tenho isto”, “Que bom ter isto e aquilo!”. Manifeste em palavras essa alegria e verá como ocorrerão fatos gratificantes e felizes.

 

No ser humano está latente a energia infinita. Que precisa ele fazer para exteriorizá-la? Não deve ser obstinado nem querer fazer-se de valente. Basta viver com alegria e boa disposição, agradecendo a tudo e a todos. Com isso, ele consegue manifestar plenamente a maravilhosa força vital. (do livro Kansha no Kiseki(3) – Seicho Taniguchi ).

 

Somos todos dotados da Vida de Deus, que se manifestou neste mundo por meio de nossos antepassados e nossos pais. Estamos vivos aqui e agora graças a eles. Ao cultivarmos gratidão a eles, sintonizamos com as “ondas espirituais” da provisão infinita de Deus e enriquecemos espiritual e materialmente. (do livro Onna no Jodo(6) – Masaharu Taniguchi).

 

É comum a pessoa adoecer após sentir muita raiva, insatisfação ou tristeza. A cura ocorre quando o paciente substitui a raiva pelo perdão, a insatisfação pela gratidão e a tristeza pela alegria, reconhecendo que, graças às adversidades, sua alma pode se aprimorar. (do livro A Verdade, vol. 1, Masaharu Taniguchi).

 

Quando você passar a agradecer a todas as coisas do céu e da terra, tudo se tornará seu aliado. E, então, não haverá nada que o prejudique. Fracasso nos negócios, surgimento de doença, falha na educação dos filhos, enfim, todos os problemas se originam da falta de gratidão. Ao cultivar o sentimento de gratidão, tudo se arranja da melhor maneira. (do livro Vamos ler a “Chuva de Nectar da Verdade , Seicho Taniguchi).

 

E a Bíblia cristã? Sabe o que descobri? Na minha velha Bíblia, não encontrei em sua secção de Concordância Bíblica, a expressão “Gratidão”. Mas é lógico que a gratidão faz parte do dia-a-dia cristão. E a gratidão está entranhada na Bíblia. No Site da Sociedade Bíblica do Brasil – http://www.sbb.org.br – se fizerem uma pesquisa com a palavra “graças” irão jorrar os textos bíblicos. Senão, pegue a sua Bíblia e abra nos Salmos: verão que 99% deles falam de louvor e manifestação de confiança em Deus. Louvar não implica em agradecer? Os cerimoniais e festas estabelecidos no Velho Testamento visam, todos, o louvor e ações de graças ao Criador. Diferentemente da Seicho-No-Ie a cultura judaico-cristã foca todo seu agradecimento, do mais fundo do coração, a Deus – o que faz sentido, pois todas as coisas veem dEle. Agradecer aos pais, aos antepassados, por exemplo, é bom, mas se está na metade do caminho, pois eles vieram de Deus e fomos colocados no mundo por intermédio deles graças à determinação do Eterno. Mas o agradecimento ao Criador não impede, de forma alguma, o agradecimento aos pais, aos irmãos, aos avós, aos amigos – qualquer manifestação de agradecimento e carinho a toda e qualquer pessoa – sempre fará muito bem para eles e para nós também. Mesmo àqueles que agem de forma que possa parecer nos prejudicar. Olha a espada na cabeça. Ensina a Cabala: “Diz-se que, mesmo se uma espada afiada fosse colocada sobre sua cabeça, você ainda teria que agradecer e esperar firmemente que isto fosse apenas para o melhor.”

Não sei se me engano, mas não me parece ser prática das igrejas ditas cristãs agradecer as dificuldades e aqueles que as provocam. Há uma cultura de se personalizar um “inimigo”, um “adversário” (Satã, Diabo….). Contudo, em um belíssimo pronunciamento do apóstolo Paulo aos Romanos, acredito vislumbrar a posição “radical” da Cabala atrás mencionada:

Romanos
5.3   E também nos alegramos nos sofrimentos, pois sabemos que os sofrimentos produzem a paciência,

5.4   a paciência traz a aprovação de Deus, e essa aprovação cria a esperança.

5.5   Essa esperança não nos deixa decepcionados, pois Deus derramou o seu amor no nosso coração, por meio do Espírito Santo, que ele nos deu.

 

Mas vejamos mais alguns  versículos bíblicos ensinando-nos a sermos gratos:

1 Crônicas 16.34   Rendei graças ao SENHOR, porque ele é bom; porque a sua misericórdia dura para sempre. 

Neemias 12.46   Pois já outrora, nos dias de Davi e de Asafe, havia chefes dos cantores, cânticos de louvor e ações de graças a Deus.

Salmos:

30.4   Salmodiai ao SENHOR, vós que sois seus santos, e dai graças ao seu santo nome.

50.14   Oferece a Deus sacrifício de ações de graças e cumpre os teus votos para com o Altíssimo;

69.30   Louvarei com cânticos o nome de Deus, exaltá-lo-ei com ações de graças.

100.4   Entrai por suas portas com ações de graças e nos seus átrios, com hinos de louvor; rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome.

107.8   Rendam graças ao SENHOR por sua bondade e por suas maravilhas para com os filhos dos homens!

118.1   Rendei graças ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre.

147.7   Cantai ao SENHOR com ações de graças; entoai louvores, ao som da harpa, ao nosso Deus,

 

Mateus 11.25   Por aquele tempo, exclamou Jesus: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos.

 

Marcos 14.23   A seguir, tomou Jesus um cálice e, tendo dado graças, o deu aos seus discípulos; e todos beberam dele.

Filipenses 4.6   Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.

Colossenses 4.2   Perseverai na oração, vigiando com ações de graças.

Apocalipse 7.12   dizendo: Amém! O louvor, e a glória, e a sabedoria, e as ações de graças, e a honra, e o poder, e a força sejam ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém!

 

Mas quando a lição é gratidão, todo pregador cristão irá se lembrar deste texto:

Lucas

17.12   Ao entrar numa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos,

17.13   que ficaram de longe e lhe gritaram, dizendo: Jesus, Mestre, compadece-te de nós!

17.14   Ao vê-los, disse-lhes Jesus: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. Aconteceu que, indo eles, foram purificados.

17.15   Um dos dez, vendo que fora curado, voltou, dando glória a Deus em alta voz,

17.16   e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe; e este era samaritano.

17.17   Então, Jesus lhe perguntou: Não eram dez os que foram curados? Onde estão os nove?

17.18   Não houve, porventura, quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro?

17.19   E disse-lhe: Levanta-te e vai; a tua fé te salvou.

Portanto, a conclusão é esta:

Salmos 37.5

Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.

Colossenses 3.15  

 Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos.